A equipe de fisioterapeutas da Funcional é formada por profissionais especialistas em Neurologia, Neuropediatria, Patologias da Coluna Vertebral, Paralisia Facial, Lesões de Nervos Periféricos, dentre outros.

Nossas fisioterapeutas estão sempre se aperfeiçoando com cursos nas áreas de Reabilitação Neurológica Adulto e Infantil, Terapias Manuais, Biomecânica, Reabilitação da Marcha e do Membro Superior, Novidades em Reabilitação, Reabilitação Ortopédica de Joelho, Quadril, Ombro, etc.

Dentre as patologias neurológicas mais frequentes podemos citar o Acidente Vascular Encefálico, o Traumatismo Crânio Encefálico, o Traumatismo Raqui- medular, a Doença de Parkinson, a Esclerose Múltipla, a Esclerose Lateral Amiotrófica, as Neuropatias Periféricas, a Paralisia Facial e as Lesões de Nervos Periféricos.

As sequelas neurológicas podem englobar deficiências nos sistemas musculoesquelético, perceptual, sensorial, cognitivo, emocional, motivacional, além de causar alterações de equilíbrio, tônus, coordenação, mobilidade e flexibilidade musculares e articulares.

Utilizamos recursos de avaliação que mensuram com segurança (de forma quantitativa e qualitativa) todos os sinais e sintomas que afetam a performance e a funcionalidade do paciente.

A equipe Funcional entende que o início precoce da intervenção de qualidade é um dos fatores determinantes para a qualidade das aquisições funcionais desenvolvidas por cada um dos pacientes. Recursos específicos são utilizados no processo de reabilitação, com objetivo de ativar suas musculaturas,  melhorar sua percepção corporal, desenvolver aquisições motoras, minimizar dor, manter, restaurar e/ou readquirir funcionalidade, mobilidade, equilíbrio, coordenação e condicionamento cardiorrespiratório. Tratamos nossos pacientes com foco prioritário na recuperação dos vários sistemas atingidos, de forma integrada e tendo como objetivo final o retorno destes à funcionalidade. A cooperação firmada entre família-paciente-terapeuta também constitui fator preponderante na qualidade e prontidão da recuperação.

Sabemos que a deambulação independente constitui pré-requisito para a realização da maior parte das atividades da vida diária, além de ser um dos maiores objetivos de todos os pacientes com sequelas neurológicas. A equipe Funcional encontra-se preparada para realizar todo treinamento necessário a este paciente na busca de sua marcha independente. Sempre que necessário prescrevemos, encaminhamos, e acompanhamos a confecção de órteses e recursos auxiliares.

Para o alcance dos objetivos sempre estipulados pela interação paciente / terapeuta / família, desenvolvemos recursos específicos, baseados na evolução tecnológica e científica. Utilizamos a prática baseada em evidência, sempre colocando o paciente e a família como instrumentos participativos em todo o processo da reabilitação.

A Reabilitação na Pediatria e na Neuropediatria tem como objetivo ajudar sua criança a explorar o mundo da melhor forma. Trabalhamos sempre através de brincadeiras objetivando a melhora da força, flexibilidade, amplitude de movimento, postura, equilíbrio e padrões de movimento para que a criança consiga realizar suas atividades.

Atendemos crianças e bebes com diversas patologias, dentre outras podemos citar a Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Síndrome de Down, Síndromes Neurológicas da Infância, Artrogripose, Doenças Musculoesqueléticas infantis, Atrasos no Desenvolvimento infantil, Desordens de Marcha

Utilizamos vários tratamentos, de acordo com a demanda apresentada pela criança. Dentre os tratamentos propostos podemos citar: Tratamento Neuro-Desenvolvimental – NDT; Mobilizações teciduais, articulares e musculares; trabalho de reforço muscular; treino funcional, de coordenação, de marcha, de habilidades esportivas. Adaptações, recomendações e treino em equipamentos como estabilisadors estáticos e dinâmicos, andadores, triciclos, dentre outros. Treino intensivo e Thera –Suit. Treino de marcha com suspensão de peso na esteira. Treino de marcha no solo e nas diversas condições da comunidade. Uso de Bandagens elásticas. Treino de Condicionamento  Físico.

Realizamos também supervisões e consultoria a profissionais do interior , com orientações e filmagens para pacientes e terapeutas do interior.

Patologias de coluna são cada vez mais frequentes e acometem uma grande parcela da população, causando dores e disfunções muitas vezes incapacitantes. Sabemos que o objetivo maior de qualquer programa de reabilitação deve ser a recuperação funcional, seja ela orientada para atividades cotidianas, laborais ou para a prática de esportes.

Dentre as patologias que afetam a coluna vertebral, encontramos as sequelas provenientes de traumatismos raquimedulares, tumores medulares, hérnias de disco, neuropatias e processos degenerativos, em geral.

Na Funcional, acreditamos que um bom tratamento é aquele específico para cada patologia e, acima de tudo, adequado às características de cada indivíduo. Após realização de avaliações funcionais e sistematizadas, os objetivos do tratamento são determinados, discutidos com o paciente e realizados na frequência semanal necessária para cada caso. A equipe Funcional realiza contato com o médico responsável por cada caso, para garantir a melhor evolução de cada um de nossos pacientes. Os atendimentos são sempre realizados individualmente, por fisioterapeuta da equipe, formado e devidamente treinado. Os recursos e técnicas utilizadas estão sempre sendo aprimorados através da constante atualização e formação continuada da equipe.

Sempre que necessário, prescrevemos, encaminhamos, e acompanhamos a confecção de órteses e recursos auxiliares de acordo com a demanda de cada paciente e sua família.

Por compreender que o atendimento precoce e com qualidade leva a um retorno, em menor tempo, às atividades funcionais, a equipe está preparada para acompanhar o processo da reabilitação em toda sua extensão e se disponibiliza em iniciar os atendimentos nos ambientes hospitalar e domiciliar.