Utilizamos intensivamente o método Thera-Suit que pode ser aplicado desde o início do tratamento em pacientes neurológicos a partir de 2 anos de idade até na idade adulta, comprovando melhores resultados em menor tempo. O programa se destina a crianças (com mais de 2 anos e meio) e adolescentes diagnosticados com paralisia cerebral, atrasos no desenvolvimento, Síndrome de Down, traumatismos crânio-encefálicos, traumatismos raquimedulares e outras doenças neurológicas. Ajuda ainda os pacientes que sofrem de problemas de integração sensório-motora.

O referido método, desenvolvido em 2002 por Richard e Izabela Koscielny, tem como principais objetivos estabilizar os músculos abdominais e profundos do tronco, melhorar a propriocepção, reduzir o uso da atividade reflexa patológica, restaurar a sinergia muscular e organizar a distribuição de peso corporal (processo similar à reação de nossos músculos às forças gravitacionais).

O tratamento é intensivo, pois tem duração de 3 a 4 semanas, 3 horas por dia, sendo que os objetivos são estipulados para cada caso e adequados de forma individual. Inclui alongamentos, reforço muscular, melhora da coordenação, equilíbrio e habilidades motoras. Durante a sessão, são utilizados o sistema de polias, o spider (Sistema de Exercício Universal) e o “suit” (roupa de astronauta). Inicialmente é dado suporte para os músculos fracos, com bom alinhamento biomecânico e, com o progresso, conseguem-se reforço muscular e melhora funcional. Dentre os principais objetivos do Método Thera-Suit, podemos citar:

  • Melhorar a independência nas atividades de vida diária;
  • Melhorar a consciência corporal;
  • Melhorar as habilidades motoras;
  • Melhorar o equilíbrio e a coordenação.

A terapia intensiva oferece à criança e ao adulto a oportunidade de praticar os padrões de movimento de maneira correta e repetidamente, em ambiente controlado. Esta repetição é necessária para a reeducação neurológica: constata-se que pessoas com desordem neuromuscular precisam de repetições intensas de exercícios para adquirir ou readquirir uma determinada habilidade motora.

Utilizamos esta modalidade terapêutica tanto em crianças quanto em pacientes neurológicos adultos, com excelentes resultados. O método vem sendo realizado em sua forma intensiva ou como recurso terapêutico adotado em sessões semanais do paciente.


Somos licenciados pelos criadores para o uso da técnica:

http://www.suittherapy.com/therasuit_international.htm